segunda-feira, 5 de junho de 2017

Iguaí: Câmara de Vereadores adia alteração do horário das sessões legislativas



MOVIMENTO DE UNIÃO EM DEFESA DE IGUAÍ



Ficha de Acompanhamento e Avaliação dos Trabalhos Realizados pelo Legislativo Municipal de Iguaí/BA

FICHA Nº 10/2017


MOVIMENTO DE UNIÃO EM DEFESA DE IGUAÍ - MUDI


01) Objeto de acompanhamento e avaliação:

CÂMARA DE VEREADORES DE IGUAÍ

UF

BA

02) Natureza da Sessão Legislativa:

SESSÃO ORDINÁRIA
DATA

30 / 05 / 2017
Horário Oficial
Horário Efetivo
Início

9h
Término

11h
Início

9h14
Término

10h58

03) Pauta da Sessão Legislativa


# Ata da sessão anterior. (APROVADA)


 - ORDEM DO DIA:

1.   Projeto de Lei, de iniciativa do Executivo Municipal, que pede autorização para firmar Termo de Confissão de dívida e acordo de parcelamento e quitação de débitos com a Empresa Baiana de Água e Saneamento S/A – EMBASA.

2.   Indicação do Vereador YURI BORGES, que solicita calçamento da Rua A, localizado no Loteamento Alcides Evangelista.

3.   Indicação do Vereador ROBÉRIO DE NON, que solicita instalação rede de esgoto na Rua Ludugero Barbosa, no Loteamento São Cristóvão II.

4.   Indicação do Vereador NETO MOTO TÁXI, que solicita instalação de um quebra-molas em frente à Padaria Sara, na Rua Ezequiel Batista.

5.   Indicação do Vereador ARISMAR, que solicita implantação de passeios ecológicos com acompanhamento de guias turísticos, desenvolvendo e divulgando as nossas riquezas naturais em todo o âmbito estadual e federal.

6.   Indicação do Vereador ARISMAR, que solicita substituição de todos os bueiros das estradas rurais principais e vicinais.


- EXPEDIENTE:

a)     Ofício do Secretário Municipal de Meio Ambiente, senhor ROBERTO MACEDO FERNANDES, confirmando presença na sessão deste dia 30/05, em atendimento à convocação feita pela Mesa Diretora da Casa, para prestar informações necessárias reclamadas pelos munícipes.

b)    Projeto de Lei nº 04/2017, que autoriza o Executivo Municipal a firmar Termo de Confissão de dívida e acordo de parcelamento e quitação de débitos com a Empresa Baiana de Água e Saneamento S/A – EMBASA.


VEREADORES
Partido
Frequência
na Sessão
Horário de ingresso à Sessão
Nome Completo
Nome na Urna
1
Ademar Chaves Rios
DEMA RIOS
PDT
Ausente
X

2
Arismar Guimarães dos Santos
ARISMAR
PC do B
Presente
9h

3
Jesulino Cascais dos Santos Neto
NETO CASCAIS
DEM
Presente
9h

4
Luís Carlos da Cunha
LUÍS CUNHA
DEM
Presente
9h

5
Manuel dos Santos Franco
NETO MOTO TÁXI
PSD
Presente
9h

6
Ranulfo José Moreira
RANULFO
PSD
Presente
9h

7
Robério Santana dos Santos
ROBÉRIO DE NON
PSD
Presente
9h
8
Rosenilton Vieira de Jesus
PROFESSOR ROSENILTON
DEM
Presente
9h

9
Sabino Rodrigues Chaves
SABINO
DEM
Presente
9h

10
Sirnandes Fernandes Neri Souza
LIRA BIKE
PRB
Presente
9h

11
Yuri Borges de Novaes
YURI BORGES
PMDB
Presente
9h

04) Justificativas apresentadas pelo(s) Vereador(es) sobre ausência(s) à Sessão (se houver)

# 10 VEREADORES ESTAVAM PRESENTES nesta Sessão.

# DEMA RIOS foi o único Vereador AUSENTE. Até agora, não houve justificativas pelo seu não comparecimento. Ele faltou em duas das últimas três sessões legislativas.

05) Resumo dos Assuntos Tratados na Sessão Legislativa

# Abertos os trabalhos da Casa às 9h14.

* Após a leitura do Material da Ordem do Dia e do Expediente, o Presidente da Casa, Ranulfo, disse [fazendo referência ao Projeto de Lei, de iniciativa do Prefeito Municipal, para parcelar dívidas com a EMBASA] que o “projeto é de urgência urgentíssima que o Executivo mandou a esta Casa, porque hoje é o último dia desse parcelamento, para ter aí o desconto de juros e correção” ...

* Em seguida, “explicou” que, quando chega um projeto de urgência na Casa, é preciso que as Comissões competentes deem seus pareceres, etc.

* Nesse ínterim, o Presidente da Casa se dirigiu aos membros da Comissão Permanente de FINANÇAS E ORÇAMENTO, pedindo-lhes dispensa do Parecer alusivo ao referido projeto:

- Ver. Manuel dos Santos Franco (Neto Moto Táxi), Presidente da Comissão: “Dispenso, senhor Presidente”.
- Ver. Arismar, Vice-Presidente da Comissão: “Dispenso”.
- Ver. Robério de Non, Relator da Comissão: “Dispenso”.

* O Presidente da Casa se dirigiu aos membros da Comissão Permanente de LEGISLAÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO, pedindo-lhes dispensa do Parecer alusivo ao referido projeto:

- Ver. Robério de Non, Presidente da Comissão: “Dispenso”.
- Ver. Arismar, Vice-Presidente da Comissão: “Dispenso”.
- Ver. Lira Bike, Relator da Comissão: “Dispenso”.

# Em seguida, com as dispensas dos Pareceres das duas Comissões competentes, o Presidente da Casa colocou em discussão o Projeto de Lei. Mas nenhum Vereador fez uso da palavra para discutir o projeto.

# O Projeto de Lei foi colocado em votação: TODOS OS VEREADORES APROVARAM O PROJETO DE PARCELAMENTO DE DÍVIDAS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE IGUAÍ COM A EMBASA.

# Uso da Palavra pelo SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE, senhor ROBERTO MACEDO FERNANDES.

# Acompanhe os principais assuntos abordados:

·  Vereador SABINO: Mencionou os problemas relacionados ao Lixão do Município, sobretudo com a questão das condições inadequadas do local que atualmente abriga o lixo produzido pela população urbana, gerando males à saúde pública. Em seguida, perguntou ao Secretário Roberto se havia alguma proposta ou ação para retirada do lixão do atual local e transferi-lo para um local mais adequado.
·  SECRETÁRIO ROBERTO: Disse que fora definido o terreno para instalação de um aterro sanitário, em substituição ao lixão. E que as negociações para aquisição do terreno já estão em curso, embora com impasse sobre os valores. E diante disso, já está sendo elaborado pela Assessoria Jurídica um PROJETO DE DESAPROPRIAÇÃO da área a ser usada para instalar o ATERRO SANITÁRIO. E que independente das medidas a adotar nesse processo de compra ou de desapropriação, o lixão não pode ficar no local onde está atualmente.

·  Vereador SABINO: Perguntou se houve averiguação do terreno por profissionais competentes.
·  SECRETÁRIO ROBERTO respondeu que uma equipe de profissionais, inclusive com a participação de agentes do INEMA, analisou vários terrenos e diversos aspectos para a escolha da área do aterro sanitário. E que a área escolhida atende também às exigências para licença ambiental.
·  SECRETÁRIO ROBERTO: Aproveitou para enfatizar a preocupação com a questão ambiental, salientando que as pessoas de Iguaí se esquecem muitas vezes de que estão numa Área de Preservação Ambiental – APA e, por isso, “não se pode fazer atividade nenhuma, sem licença ambiental”. E que, “por incrível que pareça, as pessoas que mais fazem degradação no município são as mais esclarecidas. E que, diante de tantas ocorrências de degradação do meio ambiente, o INEMA, a pedido da própria Secretaria Municipal, tem feito uma fiscalização mais intensa no município. E que tem chegado muitas ocorrências e denúncias na Secretaria Municipal, sendo todas estas devidamente apuradas, sempre buscando-se instituir primeiramente advertências, em lugar de penalidades. Aproveitou para convidar a todos para um evento a ser realizado na Praça Principal da cidade, no qual se abordará assuntos relativos ao Meio Ambiente.

·  Vereador SABINO: Fez mais uma pergunta sobre a questão do terreno destinado ao aterro sanitário, questionando-o sobre os cuidados em relação às suas instalações.
·  SECRETÁRIO ROBERTO: Disse que o aterro sanitário de Iguaí será nos mesmos moldes das instalações previstas em lei, fazendo-se as devidas adaptações.

·  VEREADOR LUÍS CUNHA: Perguntou se o aterro sanitário será empreendido por meio de consórcio intermunicipal ou ficará a cargo somente do Município de Iguaí.
·  SECRETÁRIO ROBERTO: Disse que não haverá consórcio e que o próprio município será o único responsável pelo empreendimento. Embora, segundo ele, haja interesse de que outros municípios façam parte desse processo, até mesmo para baixar os custos da obra e do funcionamento, não ocorreu ainda fechamento de acordo a respeito.

·  Vereador YURI BORGES: Perguntou ao Secretário se há em curso ou em elaboração um projeto ou um plano de preservação das nascentes de Iguaí, considerando sua riqueza natural e os problemas de escassez e a degradação ambiental.
·  SECRETÁRIO ROBERTO: Disse, primeiramente, que não existe preservação do Meio Ambiente sem a participação da comunidade. Falou ainda que já existe sim um projeto de revitalização das nascentes. Disse que está em curso uma parceria com uma empresa para atuar nesse processo e que já sendo catalogada um quantitativo de nascentes prioritárias (cerca de 400 nascentes), com um custo não muito elevado para o Município. Salientou que o prazo previsto para execução desse projeto é de 60 dias. O projeto consistirá em proteção, revitalização e reflorestamento de cada nascente, de acordo com suas peculiaridades.

·  Vereador SABINO: Perguntou explanou sobre a importância da água potável e disse que antigamente não se podia sequer passar nos arredores da barragem que abastece a cidade de Iguaí, mas agora a população está usando as aguas da represa para se banhar, diante da falta de proteção e cuidado da EMBASA com a barragem. Por isso, perguntou ao Secretário se há alguma medida em vista para sanar esse problema. E também indagou sobre as providencias a respeito das ocorrências de restos de animais mortos jogados no leito dos rios.
·  SECRETÁRIO ROBERTO: Disse que em relação à agua ele participou, em Vitória da Conquista e em Salvador, de duas reuniões com os responsáveis pela Embasa, nas quais foi exigido da Empresa uma delimitação em torno da barragem, com isolamento de mais ou menos 500 metros da área da barragem. Citou também o problema encontrado no Rio Preto, que abastece a cidade de Iguaí, com ocorrências de sítios particulares que margeiam o curso do Rio Preto, jogando dejetos diretos no seu leito, por falta de sistema de esgoto. Também lembrou que exigiu da Embasa medição constante da qualidade da água fornecida à população, e que a empresa envie os resultados os testes de controle da qualidade da água à Prefeitura, para divulgação entre os cidadãos. Salientou também que é inconcebível ter em Iguaí um fatiamento das margens dos rios, o que dificulta a implementação de ações do Poder Público. Disse que no caso do Rio Preto, cabível ao Executivo é propor a instalação de fossas sépticas para as propriedades particulares.

·  Secretário ROBERTO: Salientou que a Secretaria tem modelos de fossas sépticas com custo barato e viáveis para instalação em qualquer residência da área rural. E que esses modelos estão acessíveis a qualquer cidadão na Secretaria Municipal e, caso se necessite, é providenciada assistência técnica. E que água, após processada na fosse séptica, fica 100% limpa para utilização em diversos fins, menos para consumo humano. Sobre a questão dos animais, o Secretário ROBERTO disse que, lamentavelmente, o abate clandestino é recorrente, em cerca de 80% da carne consumida no município. E algumas pessoas estão jogando as vísceras, e partes não aproveitadas pelos açougueiros, nos rios. E que, na sua competência, as denúncias que chegam são encaminhadas aos órgãos de controle. E que tem ciência da dificuldade de se fiscalizar, por conta das questões de natureza político-partidária que emperra muitas ações, mas que a conscientização precisa existir. E que a ADAB tem feito ações no município, inclusive com apreensões. E que a carne consumida pela população não tem garantia de qualidade. E que a população precisa vigiar e levar suas denúncias ao Ministério Público.

·  Vereador ARISMAR: Disse que moveu uma ação popular na justiça referente à estação de esgoto localizada no Bairro Arnulfo Órfão (mais conhecida como “Pinicão do Corante”, segundo ele), porque a Embasa tem cobrado ilicitamente dos moradores uma taxa de esgoto, que a classificou como taxa da vergonha. Disse que os dejetos das casas do Bairro estão sendo despejados diretamente no rio Gongogi sem tratamento. Segundo ele, os moradores estão pagando essa taxa, sem receber a prestação de serviços adequadamente.
·  SECRETÁRIO ROBERTO: Disse que já fora discutida essa questão com os responsáveis pela Embasa na cidade. E que ficou acordado que a Embasa fará ajustes para dar tratamento correto ao esgoto e despejar água limpa no Gongogi.

·  Vereador YURI BORGES: Disse que já havia feito uma indicação na Casa alusiva a esta questão da qualidade da água. E que recebeu resultados sobre esse pedido, devendo apresentar os dados à população na próxima sessão da Câmara. E sobre as fossas, salientou a importância do processo, mencionando que outras municípios isso teve bons resultados. E que apoia a ideia, ficando à disposição da Secretaria para eventuais necessidades. E que os fazendeiros e proprietários precisam aceitar essa iniciativa, fazendo as mudanças necessárias para proteger o meio ambiente, sobretudo pelo baixo custo para instalação dessas fossas.
·  SECRETÁRIO ROBERTO: Disse que o projeto das fossas sépticas está à inteira disposição dos munícipes na APA, na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

·  Vereador SABINO: Perguntou ao Secretário se há possibilidade de elaborar um projeto para instalação de uma estação de tratamento no Município, para que água dos esgotos da cidade possa ser despejada nos rios em condições adequadas.
·  SECRETÁRIO ROBERTO: Disse que essa possibilidade existe, embora esta obrigação é de competência da Embasa, porque se há a cobrança de taxa, a prestação de serviço deve acontecer. E que a pressão para isso ocorrer deve ser feita, inclusive política. E que esse problema da falta de tratamento de esgoto já fora sanado em Poções, por exemplo, embora com muita dificuldade. E que a proposta da Secretaria é criar parceria com a Embasa, e não como adversária.

·  Vereador RANULFO (Presidente da Casa): Perguntou ao Secretário se há, ou poderá haver, um projeto de revitalização do rio Gongogi.
·  SECRETÁRIO ROBERTO: A primeira medida é isolar às margens do Gongogi, porque a mata ciliar praticamente não existe. E esse isolamento irá criar um problema com grande dimensão com os proprietários de terras que margeiam o rio. E que, para isso, precisa-se plantar mudas de árvores nativas da mata atlântica. E salientou que o isolamento não pode tirar a autonomia e o acesso à margem do rio, mas não se pode permitir que animais tenham acesso à área de recuperação e reflorestamento, para evitar o assoreamento do leito do Gongogi. E que é preciso ter consciência de que os problemas causados ao meio ambiente foram provocados pela ação humana, sendo então o homem responsável para essa situação a que chegamos. Assim, cabe então ao homem fazer a recuperação. Lembrou que tem procurado firmar parceria com a Secretaria Municipal de Educação para implementar ações de conscientização dos alunos sobre preservação ambiental, porque precisa criar uma nova geração com essa capacidade, já que “esta nossa geração é sem futuro”. Que algumas regiões de Iguaí já estão sofrendo de escassez de água, algo vergonhoso para todos nós. E que existem muitos discursos políticos em torno do meio ambiente, mas está na hora de pôr em prática.

·  Vereador SABINO: Disse que se não houver estação de tratamento do esgoto, o rio Gongogi continuará a receber todos os dejetos da cidade, mesmo que passe por reflorestamento. Porque se o tratamento de esgoto deve acontecer em toda a cidade e não adianta tratar parte do esgoto, porque no final tudo vai direto para o Gongogi.
·  SECRETÁRIO ROBERTO: Disse que irá estudar o assunto.

·  Vereador YURI BORGES: Comentou que faz mais de 100 dias da atual gestão do Executivo e também do Legislativo. Pediu ao Secretário para dar uma nota ao trabalho desenvolvido até aqui na Secretaria Municipal de Meio de Ambiente.
·  SECRETÁRIO ROBERTO: Deu-lhe nota 5,0, alegando que tem muito ainda por fazer. Mas que jamais deixará de fazer o que for melhor para o Município. Aproveitou para dizer que o maior feito dele como Secretário de Governo será instituir o CÓDIGO DE MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE IGUAÍ, que está tramitando em instâncias da administração municipal e estadual, devendo chegar ao Plenário da Câmara nos próximos dias, para apreciação dos Vereadores. Porque se busca instituir a MUNICIPALIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. E que é preciso assegurar a arrecadação de impostos para o próprio município, inclusive com dotação orçamentária para que a secretaria tenha autonomia financeira e execute seus projetos.

·  Vereador SABINO: Disse que é essencial ter orçamento próprio para gerir a Pasta. Que vê no Secretário uma pessoa com vontade de trabalhar. E que nenhuma secretaria tem tido autonomia para comandar a Pasta e também não presta constas à população. E que à vezes o secretário não consegue falar com o prefeito, necessitando ter poder para resolver as coisas de sua competência.
·  SECRETÁRIO ROBERTO: Disse que toda e qualquer secretaria tem conselho, formado pela administração pública e sociedade civil, e é obrigado a fiscalizar os recursos que alocados naquela secretaria. E espera do Legislativo atenção quando for votar o orçamento de 2018, as Secretárias de Meio Ambiente e de Turismo sejam contempladas [imagina-se que ele se referia a mais recursos ou à dotação orçamentária para finalidades específicas, uma vez que o orçamento público contempla todas as instancias da administração]. E finalizou dizendo que a Secretaria está de portas abertas à população e que lá [na secretaria) não se leva em consideração questões de ordem partidária, porque os órgãos da administração pública são obrigados por lei a trabalhar para todos, indistintamente [vê-se, claramente, nos primeiros 100 dias da gestão atual, que outras secretarias municipais precisem tomar isso como exemplo e cessar com perseguições partidárias e segregações entre quem votou ou não atual prefeito]. E que toda e qualquer denúncia formalizada pelos cidadãos, que chega à secretaria, é apurada. Acrescentou ainda que os produtores rurais, detentores de 04 módulos, ou seja, 120 hectares, ou mais, devem procurar a emissão do CEFIR, porque o prazo se encerra no final deste ano, por imposição legal, e que, após o prazo, sem esse cadastro, serão penalizados.

# Após, o Presidente da Câmara salientou que, a partir de agora, em toda sessão, haverá espaço par que os secretários municipais, convocados para este fim, apresentem suas ações e prestem contas à população.

# Em seguida, fizeram uso da palavra os Vereadores:

# Vereador ROBÉRIO DE NON: Falou que o rio Gongogi é importante para nossa cidade e que lembra da sua infância em que se banhava no rio, etc.

# Vereador LUÍS CUNHA: Agradeceu ao Secretário pela explanação feita na Casa, mostrando-se estar inteirado das demandas da sua Pasta e das demandas ambientais do nosso município, e pela firmeza nas respostas dadas. Salientou que essa convocação dos secretários é relevante, porque se faz os esclarecimentos não só aos vereadores, mas sobretudo à população. Lembrou da questão do aterro sanitário, dizendo que já faz alguns anos que esse assunto vem sendo discutido, mas sem solução. E espera que isso saia do papel, haja visto que o lixão é uma vergonha para nosso município. E tem convicção de que, sobre as licenças ambientais, haverá problemas por conta das questões políticas, diante dos conflitos de interesse envolvendo pessoas influentes na política local. E deixou claro que, desde que as questões técnicas sejam respeitadas, sem beneficiar ou prejudicar qualquer fazendeiro do município, o projeto de desapropriação [na hipótese de cessadas as negociações de compra e venda do terreno] para instalação do aterro sanitário terá o seu apoio na Casa. Sobre a questão do esgoto, é irracional imaginar que se cobre taxa sem realizar o devido tratamento. E, mesmo com o tratamento feito no Bairro Arnulfo Órfão, continua irracional o processo, porque o esgoto permanecerá sendo despejado no rio Gongogi, considerando que outras partes da cidade não terão ainda tratamento adequado. Parabenizou os integrantes do MUDI pelo trabalho de fiscalização do Legislativo, e recomendou que se faça também essa fiscalização do Executivo, porque ambos devem ser fiscalizados, e se colocou à disposição do Movimento e da comunidade parar dar quaisquer esclarecimentos necessários, dentro do que for da sua competência legislativa.

# Vereador ARISMAR: Elogiou a exposição feita pelo Secretário de Meio Ambiente [ROBERTO]. Lembrou do potencial turístico do nosso município. Disse da preocupação dos vereadores com a questão da exploração das riquezas naturais de Iguaí com responsabilidade, dentro dessa linha de desenvolvimento sustentável. Disse que irá em breve se reunindo em assembleia com os moradores do Bairro Arnulfo Órfão para discutir a questão da estação de tratamento de esgoto e sobre a cobrança da “taxa da vergonha”. Parabenizou o prefeito pela reformulação feita no quebra-molas em frente ao Bar do Malandro, corrigindo uma espécie de “montanha-russa” que fora construída pela gestão anterior. Finalizou dizendo que houve uma reunião com os estudantes universitários para discutir a questão do transporte dos estudantes para cidade de Itabuna, e que o Prefeito Municipal, RONALDO MOITINHO DOS SANTOS, “participou” por telefone [vale dizer que, desde a sua posse, o prefeito não tem dado expediente em seu gabinete - como é de obrigação de todo servidor ou agente público].

# Vereador NETO CASCAIS: Disse que, em relação ao pedido de alteração do horário das sessões, os Vereadores se reuniram para decidir [de acordo com o pedido do MUDI e da própria comunidade, vale frisar], mas ele acha mais “certo” ouvir a população, que estaria “dividida”. E, para “ouvir” a população, poderia colocar uma urna em frente à Câmara de Vereadores para que a população escolhesse o horário das sessões [não demais lembrar que os Vereadores são os representantes do povo no Legislativo, e essa alteração do horário das sessões tem sido objeto de reclamação da própria população, além do que o Vereador pertence à comunidade e, dessa forma, precisa ser capaz de identificar as necessidades desta, colocando-se sempre o interesse público acima das questões de ordem pessoa ou partidária]. Segundo ele, a alteração traria dificuldade ao pessoal da zona rural, etc.

# Vereador SABINO: Parabenizou o senhor Arlindo Pires pelo empreendedorismo no ramo de hortaliças, por gerar emprego e renda para nosso município. Cobrou mais uma vez providências da Secretaria de Saúde alusiva à questão da falta de médico no Posto de Saúde do Bairro Arnulfo Órfão. Lembrou que o campeonato de futsal está na fase final. E que já houve tumultos e brigas na última rodada. E pediu providências do Executivo e do Presidente da Câmara em garantir segurança à população nas duas rodadas da final do campeonato [há um temor de ocorrerem atos de violência, além de riscos à integridade das pessoas, durante dos jogos, no Ginásio de Esportes, porque os ingressos estão sendo vendidos indiscriminadamente, havendo superlotação]. Reclamou que, no setor de serviço militar, está faltando internet, impedindo a emissão de documentos de reservista. Disse que existe uma cratera na estrada próxima à Altamira carecendo de reparos e que já passou o problema ao Secretário Municipal de Infraestrutura. A respeito da alteração do horário, disse que os Vereadores decidiram em reunião mudar para a noite. Ressalvou que votação popular é complicada, porque não há mecanismos de controle para identificar quem de fato votou ou não votou, ou votou mais de uma vez. E que essa medida precisa ser decidida pelos Vereadores, que são os representantes do povo. E que os Vereadores precisam fazer o seu trabalho, independentemente de ter público ou não. E que as sessões são transmitidas pela Rádio Comunitária FM. Que a responsabilidade cabe ao Vereador decidir. Que os Vereadores são eleitos pelo povo. Lembrou que o Projeto de Lei, votado hoje pelos Vereadores, não era matéria de urgência, mas em reunião com a Presidência, foi acordado aprovar, dada a necessidade, mostrando que ele não diferenciai lado A ou lado B de partidos políticos, e sim o que for preciso para o bem do povo, e não para questões de cunho pessoal. Parabenizou o Secretário Roberto pela coragem em ter ido ao Legislativo, porque muitos secretários não têm a mesma coragem de falar o que o secretário falou hoje na sessão.

# Vereador NETO CASCAIS (réplica): Disse que a preocupação é ter gente no Plenário da Casa, porque “ficaria até meio chato chegar aqui e não ter ninguém”.

# Vereador ARISMAR: Disse que a Casa é da concordância e da discordância, no campo das ideias. Que o povo são os patrões dos vereadores. Que é não tem agido com tirania e autoritarismo na Casa. Que “falaram” que ele, por seu o único vereador universitário, estaria emperrando a alteração do horário das sessões [vale dizer que esta afirmação fora feita, no início do ano legislativo, pelo próprio Presidente da Casa, Ranulfo, aos integrantes do MUDI, numa reunião no gabinete da Presidência da Câmara, sendo esta afirmação reproduzida pelo MUDI em matéria publicada em seu blog]. E disse que, ao contrário, o problema não está nele, porque se o horário for alterado, ele participará das sessões normalmente [é bom lembra que o Vereador precisa estar presente nas sessões, porque essa é sua obrigação constitucional, sob pena de perda de mandato, em caso de descumprimento dessa determinação legal]. Disse que o povo tem mandado mensagens a ele dizendo que, “se todo trabalhador comum acorda de manhã, lava seu rosto, toma café, vai trabalhar durante o dia, porque o Vereador tem que estar à noite? Em que o Vereador é melhor que o povo?”. E disse que antigamente as sessões não recebiam quase ninguém, e que agora tem tido boa frequência. E finalizou dizendo que “eu estou com Neto Cascais, e voto para a sessão continuar pela manhã”.

# COMENTÁRIO DO MUDI:
  1. O Vereador Arismar, finalmente, externou ao público seus interesses em permanecer com a sessão pela manhã, porque até esta sessão o Vereadores Arismar se dizia neutro nessa matéria e não era empecilho para se mudar o horário das sessões, embora os demais Vereadores afirmavam que a questão do Vereador Arismar (de estudar no turno da noite) era um problema. Inclusive, o próprio Presidente da Casa fez afirmação nesse sentido aos integrantes do MUDI, em referência ao Requerimento nº 002.00/2017, de 04.01.2017. Quando procurado pelo MUDI, o Vereador Arismar afirmou que desconhecia essa realidade e disse estar do lado da maioria, sem criar impedimentos à votação dessa matéria. Mas agora, com base em seu discurso, a verdade veio à tona. Ele não só é contra a alteração do horário, como também supostamente tem trabalhado nos bastidores em desfavor dessa medida.
  2. O Edil Arismar afirmou que Vereador é um trabalhador comum. Então, ficará fácil para os cidadãos iguaienses saberem qual a carga horária dos Vereadores. Seriam 4h? 6h? 8h? Qual é a jornada de trabalho do Edil Arismar como VEREADOR? Suas atividades diárias, após acordar de manhã e tomar o café, são realizadas onde? Em qual horário? Quantas horas de dedicação como legislador são dadas durante a semana? Os TRABALHADORES COMUNS de Iguaí recebem quanto de salário? O subsídio (remuneração) do Vereador de Iguaí é de R$ 7.600,00. Os trabalhadores comuns recebem a mesma coisa? O horário de trabalho do PEDREIRO E SEU AJUDANTE, do COMERCIANTE, dos EMPREGADOS DO COMÉRCIO, dos EMPREGADOS DAS FÁBRICAS, dos SERVIDORES PÚBLICOS (sobretudo os que ocupam cargos administrativos), as EMPREGADAS DOMÉSTICAS, os TRABALHADORES RURAIS, dentre outros, é semelhante ao de um Vereador? Pois bem... A função legislativa realizada pelo Vereador não o coloca como um trabalhador comum, porque sua carga horária é diferenciada, sendo inclusive permitida a acumulação dessa função legislativa com outras atividades laborativas. E os trabalhadores comuns recebem um salário-mínimo (R$ 937,00), bem diferente do subsídio pago ao vereador, no valor de quase 8 mil reais.

# Vereador SABINO (tréplica): Disse que houve uma reunião entre os Vereadores para decidir alterar o horário das sessões para o turno da noite. E afirmou, se dirigindo ao Presidente da Casa: “se eu estou mentindo, que o senhor me desminta. Foi ou não foi feita a reunião?”. Porque, segundo ele, às vezes se reúnem antes das sessões e decidem coisas, mas depois no Plenário, muda-se tudo. E salientou: “Eu não tenho duas caras. Eu não tenho que esconder nada. Ou decide aqui perante o povo, ou decide lá dentro? [...] Eu só tenho uma palavra”. E disse que a maioria das pessoas que estão na Câmara tem suas ocupações. E muitas pessoas, que gostariam de vir à Casa durante as sessões, não podem, por conta do horário. Segundo ele, por que não à noite [transferir a sessão], já que as pessoas trabalham durante o dia.

# Vereador ROSENILTON: Parabenizou o Secretário de Meio Ambiente pela bela explanação feita no Plenário da Casa. Disse que, diante de tantos problemas relacionados ao meio ambiente, é cauteloso em relação às demandas da Secretaria Municipal, e espera ver muita coisa, dita ali, ser executada de fato, propiciando realmente benefícios direitos à população iguaiense.  Em relação à alteração do horário das sessões, é sabido que essa proposta fora levantada pela própria população, com cobrança aos vereadores e também através de documentos pedindo essa mudança, como os requerimentos do MUDI. Salientou que essa mudança já vem sendo cobrada faz tempo pelos cidadãos iguaienses, com a alegação de que trabalham durante o dia e não podem vir nesse horário pela manhã. Afirmou também, “mudando para a noite, ele pessoalmente prejuízo, porque sou professor, leciono à noite, terei que mudar minha carga horária. Mas ele está disponível. Que tanto faz de manhã como a noite, ele estará disponível, porque ele foi eleito para isso. Que seria muita complexa realizar uma votação para escolher o horário das sessões. E que, sendo os representantes legais do povo, os vereadores podem analisar e decidir essa matéria numa votação em Plenário. E houve uma reunião interna entre os vereadores para deliberar sobre a alteração do horário. Mas, sendo democrático o espaço legislativo, cabe aos vereadores discutirem e ouvirem todas as partes envolvidas, já que está havendo objeção quanto à mudança no horário das sessões. E precisa chegar a um consenso, para o bem da comunidade. E que na última reunião dos vereadores, ficou decidido que seriam à noite as sessões.

 # Vereador YURI BORGES: Parabenizou o Secretário de Meio Ambiente pela explanação. E avaliou como satisfatória a vinda dele à Casa. E que aguarda os próximos secretários, que apresentem suas propostas e as ações que vem fazendo à frente da Pasta.

# Vereador RANULFO (Presidente da Casa): Disse que, sobre a Resolução que visa alterar o horário das sessões da Câmara, já está se chegando ao final do semestre e, por isso, na última sessão, no mês de junho, ele colocará em votação o projeto de resolução. E os vereadores irão decidir o horário. Agradeceu aos vereadores pela sensibilidade na apreciação do projeto de lei enviado pelo Prefeito Municipal como matéria de urgência, mesmo sabendo ele que isso não deve ser assim, mas alegou o prazo para o parcelamento da dívida com a Embasa expirava no dia de hoje. E justificou que a tabela com os valores da dívida foi constada no projeto de lei porque os valores se alteram diariamente. E que está decidido que na última sessão desse semestre, o projeto de resolução para alterar o horário será posto para aprovação dos Vereadores. Agradeceu ao MUDI pelo trabalho de fiscalização e aos presentes e os ouvintes pelo acompanhamento das sessões.

Após, o Presidente da Casa, Ranulfo, encerrou a Sessão, às 11h58.

06) Encaminhamentos e Deliberações da Sessão Legislativa

# O Projeto de Lei, que autoriza o Executivo Municipal a firmar Termo de Confissão de dívida e acordo de parcelamento e quitação de débitos com a Empresa Baiana de Água e Saneamento S/A – EMBASA foi APROVADO, à unanimidade.

07) Avaliação do MUDI sobre a Sessão Legislativa

# REGISTRAMOS QUE ATÉ AGORA NÃO SE TEM INFORMAÇÃO OFICIAL DOS MOTIVOS ALEGADOS PELO VEREADOR DEMA RIOS EM RELAÇÃO À SUA AUSÊNCIA NA SESSÃO DE HOJE. Nem o próprio Vereador nem a Mesa Diretora da Casa deram qualquer justificativa a respeito disso. Aguardaremos informações. Salienta-se que o Vereador DEMA RIOS esteve ausente em duas das últimas três sessões ordinárias.

# Informamos que, ao final deste Primeiro Semestre Legislativo de 2017, publicaremos neste blog a avaliação da atuação de cada Vereador da Casa de Leis de Iguaí, prestando contas à população dos trabalhos realizados pelos Edis, os representantes do Povo.

# Do mesmo modo, espera-se que os Vereadores prestem contas de suas atividades no Legislativo à comunidade. Notamos que nenhum dos Vereadores criou até aqui um canal direto, através da internet e/ou das redes sociais, com a população, em atendimento aos princípios da publicidade e da transparência, preconizados na nossa Constituição Federal/88.

# Na sessão de hoje, tivemos um momento positivo, que fora a sabatina feita ao SECRETÁRIO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE IGUAÍ (e da Secretaria Municipal de Turismo, cumulativamente), senhor ROBERTO MACEDO FERNANDES.

# Os próprios Vereadores elogiaram a postura e o modo como o Secretário Roberto se expressou, diante dos diversos questionamentos a ele direcionados.

# A avaliação do trabalho desenvolvido pelo Secretário Roberto é positiva, embora o próprio tenha dado uma nota a si mesmo [numa escala de 0 a 10], na ordem de 5,0. Isso demonstra, de logo, a humildade do secretário e a capacidade de autoavaliação que consegue fazer de si mesmo e do seu trabalho, como agente público e político da atual administração municipal.

# Essa espécie de agente político de governo no Brasil, e principalmente em Iguaí, é rara. Mormente, vemos figuras públicas, com atuação notadamente ineficientes e incompetentes, se apresentarem publicamente movidas pelo “sentimento do dever cumprido”, mesmo que a própria população e os dados estatísticos digam o contrário.

# Registre-se que o MUDI já havia requerido do Secretário Roberto uma reunião, para tratar de assuntos dessa natureza. E, vale dizer, que o Secretário se dispôs a se reunir com os integrantes do Movimento, faltando apenas ajustar a data e o horário. Muito em breve, isso ocorrerá. E daremos publicidade aos temos abordados na referida reunião, a agendar.

# Além da humildade, o Secretário Roberto mostrou domínio das diretrizes e das atribuições da Pasta e conhecer os problemas e dos desafios pertinentes ao Meio Ambiente e ao Turismo de nosso Município, fato também relativamente raro em se tratando de alguns secretários do atual governo municipal.

# O MUDI também avalia como positiva e providencial a atitude da Presidência da Casa Legislativa de Iguaí, que, à luz do seu Regimento Interno, propiciou aos Secretários de Governo espaço para prestação de contas à população de seus atos e de suas atividades.

# Frisamos, mais uma vez, que as reclamações e cobranças dos Vereadores continuam ainda restritas ao Plenário da Casa, sem a adoção, por parte deles, de providências formais, como, por exemplo, a cobrança direcionada aos órgãos competentes para a devida denúncia de supostas irregularidades.

# A matéria de relevância apreciada pelos Vereadores nesta sessão foi o Projeto de Lei que autorizou o Poder Executivo Municipal a firmar Termo de Confissão de dívida e acordo de parcelamento e quitação de débitos com a Empresa Baiana de Água e Saneamento S/A – EMBASA.

# E, como já virou uma prática constante e habitual, o Presidente da Casa colocou o Projeto de Lei, de iniciativa do Executivo Municipal, para votação, como matéria de URGÊNCIA. Até agora todas as proposições apresentadas pelo Executivo foram consideradas pelo Presidente da Casa URGENTES.

# Mas, desta vez, os membros da Mesa Diretora e das Comissões Permanentes da Câmara de Vereadores conseguiram a façanha de superarem a si mesmos. Além de impor aos seus pares como matéria urgente, o Presidente da Casa não apresentou (nem o Prefeito Municipal, o autor do projeto de lei) nenhum documento, como um demonstrativo ou certidão/declaração emitida pela EMBASA, com detalhamento da dívida atualizada, ou corrigida, que justificasse uma medida de parcelamento. Só no finalzinho da sessão, já depois da votação, é que fora apresentado um documento contendo dados da referida dívida. Nele, a dívida estava calculada, até o fechamento do dia 30/05/2017, na ordem de R$ 322.262,34.

# De forma relâmpago, o Projeto de Lei, aprovado na Câmara, foi sancionado pelo Prefeito no mesmo dia, 30/05/2017, virando Lei Municipal nº 02/2017, e publicada no Diário Oficial na edição nº 1513.

# O fato negativo, nesta sessão, ficou a cargo da não votação da proposta de alteração do horário das sessões ordinárias, que estava prevista para o Plenário da Casa apreciar a matéria, face ao apelo popular em torno dessa questão.

# Mas o Presidente da Casa desconsiderou o clamor popular e adiou novamente, pela segunda vez, a referida matéria. Prometeu apenas colocar em votação essa proposta na última sessão ordinária do Primeiro Semestre Legislativo, neste mês de junho/2017.

# A comunidade espera que, desta vez, a Presidência honre com o compromisso assumido em Plenário, e coloque o Projeto de Resolução em votação para os Vereadores decidirem sobre a alteração do horário das sessões, à luz da vontade popular e das necessidades da população.

# Porque as discussões em torno dessa proposta estão apresentando à POPULAÇÃO DE IGUAÍ QUAIS VEREADORES ESTÃO EMPENHADOS EM DEFENDER OS INTERESSES DA COMUNIDADE, E QUAIS VEREADORES LUTAM PELOS SEUS PRÓPRIOS INTERESSES.


ESTAMOS ACOMPANHANDO!!!!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário